Cel.: (31) 9-9343-7858
Whatsapp: (31) 9-9343-7850
Email: contato@mitofreela.com.br
End.: Ouro Preto | Minas Gerais

Diferença entre Hospedagem e Domínio

Depois de alguns (muitos) dias sem postar aqui, viemos com uma dúvida muito comum para clientes de primeira viagem no ramo da Web.

O que é Hospedagem? O que é Domínio? Qual a diferença deles? Preciso ter os dois para ter um site?
Vamos explicar todas essas questões e dar algumas dicas de boas hospedagens, sites de domínios e muito mais! Então sirva-se do nosso cafézinho, pegue um pão de queijo que o papo vai render!

Muitas vezes, na hora de contratar um profissional para criar seu site, o cliente esbarra nas perguntas: “Você já tem domínio? Qual sua hospedagem, Linux ou Windows?”. A partir dai o desanimo já te abate, as palavras ficam soltas, o mundo gira e você não sabe bulhufas o que o webdesigner está falando!

Hospedagem é, basicamente, onde seu site vai morar. Depois que o webdesigner desenvolver toda a programação e layout, aquilo precisa ficar em algum lugar na web para ser “descodificado” e para que sites de buscas e usuários consigam localizar o que foi criado.

Domínio é o nome que você dá para seu site, é o nome que ele terá dentro do universo World Wide Web. Que pode ser também chamado de endereço do site: www.oNomeDoSeuSite.com.br.  Através desse nome, os buscadores (google, yahoo, bing, etc) encontrarão seu site, bem como seus lientes podem digitar ele diretamente na barra de endereços e chegar ao seu site, sem precisar passar por nenhum buscador.

Agora que você já sabe o que é cada coisa, fica fácil traçar a diferença entre cada!
Simplesmente um é a casa do seu site e o outro o nome pelo qual as pessoas conhecerão ele.

Preciso ter um domínio para ter um site?

Sim! O domínio sendo o nome (ou endereço) pelo qual seu site é identificado na Web, se você não tem, não tem como a pessoa localizar seu site.

Como faço para ter meu domínio?

No Brasil, o site responsável pela venda de domínios é o Registro.br. Nele você pode pesquisar se o nome que você quer está disponível e fazer o registro. Também pode encontrar alguns videos tutoriais sobre o assunto e sobre como fazer seu registro.
Ter seu domínio é barato. Você paga cerca de R$30,00 anualmente para ter direito a utilizar o nome escolhido com a terminação .com.br, mas tem alguns pacotes que dão descontos para registrar o domínio por períodos maiores que 1 ano.

Pessoalmente, não confio em outros sites de registro por desconfiança mineira mesmo, mas abaixo segue uma lista de alguns sites que fazem o mesmo tipo de serviço que o registro.br:
http://www.redehost.com.br
http://www.godaddy.com/
http://www.nomer.com.br
http://www.clicregistro.com
http://www.megaregistro.com.br

Preciso ter uma hospedagem para ter um site?

Sim. Precisa. As hospedagens fazem parte a rede mundial de computadores, por isso, para que seu site fique visível para o mundo é preciso que ele esteja dentro da rede. Além disso elas descodificam, traduzem o seu site. Como assim? Para um entendimento simples, eles unem a programação e o layout, fazendo com que seu site funcione.

As hospedagens também proporcionam emails personalizados. Ao invés de você utilizar provedores de email como Gmail, Yahoo e Hotmail, que te garantem nomes genéricos, você pode criar emails com o domínio do seu site, como por exemplo, o email de contato da Mito: contato@mitofreela.com.br.

Como faço para contratar uma hospedagem?

Existem vários sites de hospedagem oferecendo o serviço por preços bem diferentes. O tipo de hospedagem a ser escolhido vai depender das funções do seu site, de qual linguagem ele foi programado e de quanto espaço e vantagens você vai precisar para suas atividades.
Um site comum, sem muito trafego e com poucas contas de email, fica bem atendido com uma hospedagem básica. Normalmente o preço gira em torno e R$19,00 mensais para o pacote básico. Mas atenção: esse valor varia muito de hospedagem para hospedagem! Vale a pena pechinchar e analisar beeeeem o que cada uma tem a oferecer, se não tem quedas constantes, se o atendimento é rápido e etc.

Hoje a Mito está na King Host com uma hospedagem razoável, porém cobra por qualquer mudança ou solicitação. Então, é importante que se pesquise bem antes de escolher uma hospedagem.
Outro detalhe importante é que alguns webdesigners e programadores (a maioria, na verdade) são revendedores dessas hospedagens. Isso significa que eles sempre vão querer te vender o peixe deles. Alguns terão uma oferta realmente boa de uma hospedagem realmente bacana, mas outros serão furada. Por isso, a dica da vez continua sendo: pesquise.

Abaixo segue links de algumas empresas que vendem o serviço de hospedagem. Lembrando que a Mito não está indicando nenhuma e não tem vinculo algum com nenhuma dessas empresas. Apenas estamos disponibilizando alguns links em caráter de citação! =D

http://www.hostgator.com.br
http://www.redehost.com.br
http://www.kinghost.com.br
http://www.webhost.com.br
http://www.uolhost.com.br
http://www.locaweb.com.br

O cafezinho de hoje fica por aqui! Mas sempre que você tiver alguma dúvida ou algo a acrescentar, não fique tímido! Mande um email para nós!!!

6 versões do Mito

  • João Madox 21 de abril de 2014

    Entendi e no final me confundi.
    O cometário fala em anuidades para se ter um domínio ou endereço.
    Eu não pago nada.
    Será que estamos falando a mesma linguagem?

    Respond
    • Mito Freela 20 de setembro de 2014

      Olá, João! Tudo bem? No seu caso, pode ser que o provedor de hospedagem já inclua o domínio, como é o caso do UOL, por exemplo, em que você pode pagar um pacote para os dois. De qualquer modo, sem o domínio e a hospedagem, o site não estaria no ar. 😉

      Respond
  • callmax 10 de julho de 2014

    é eu aprendi mais um pouco : ho coisa complicada!
    mais precisa-se mais tipo:
    bancos de dado para q serve e como funciona
    os envios a ele o que acontece ..
    cara to mal ! e hospedagem gratis , barato serve para que ?
    obrigado
    carlos lopes

    Respond
    • Mito Freela 20 de setembro de 2014

      Ei Carlos! Tudo certo? É, trabalhar com sites não é tão simples quanto parece! rs Não temos conhecimento profundo de programação, mas do que ja aprendemos com a experiência, o banco de dados também é fundamental para sites construídos à partir de determinadas linguagens, como é o caso do PHP. O banco de dados pode ser gerenciado indiretamente, através de um CMS como o WordPress, por exemplo, ou diretamente, para quem entende de programação avançada. É como se fosse a “memória” onde a programação irá buscar e gravar os dados e informações do seu site, tanto da parte administrativa como do que aparece para o usuário.

      Respond
  • Cleydson 29 de maio de 2015

    Se eu comprar um domínio, posso usa-lo diretamente como o domínio do meu Blog que já está criado no Blogger, ou seja, sem a necessidade de adquirir uma hospedagem por fora?

    Respond

Aumentar um ponto

Mito - Soluções Gráficas e Digitais