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Até que o contrato vos separe... | Mito Freela | Soluções Gráficas e DigitaisMito Freela | Soluções Gráficas e Digitais
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Até que o contrato vos separe…

Você se dava extremamente bem com aquele cliente! Regular, bem educado, paciente e muito objetivo… Até que um contrato mudou tudo… 

Sim, criaturinhas, ficamos muuuuuuuuuuito tempo sem postar nada, mas isso é devido ao aumento significativo no fluxo de trabalho e a correria do dia-a-dia! Mas para a felicidade de todos, cá estamos nós em mais um DDD! E devo dizer que este é um DDD polêmico. Onde o contrato pode ser o fim de uma relação amigável entre você e o cliente!

Antes de mais nada, nós defendemos o contrato de prestação de serviço! Defendemos o direito do designer de estipular regras para seu trabalho e o direito do cliente saber, de forma clara e legal, quais são esses direitos e deveres! De forma alguma fazemos apologia ao uso não legalizado do design, apenas queremos retratar as mazelas diárias que você, criaturinha, sofre dentro desta amargada (e prazerosíssima) profissão (ainda não regulamentada, mas bem próxima do prazer total) que é o Design e apresentamos formas singelas de não enlouquecer e matar quem sustenta o seu ganha-pão! =D

Dadas as devidas explicações, vamos as dores…

Infelizmente o mercado brasileiro não tem tanta afinidade com contratos de prestação de serviço, mas são peritos no “jeitinho brasileiro” de conseguir descontos, ajustes, paliativos, “arredadinhas”, “puxadinhas”, etc. . E existe a somatória de que ainda sofremos um certo preconceito de que tudo que é feito no computador é mais fácil! Digo isso porque até minha mãe, a algum tempo atrás, dizia “Mas, Marianna, é só você fazer um deseiinho, um sorvetinho pra Fulana de Tal (normalmente parente) usar de logo!” ( ¬¬” ).

Encaremos a realidade, pessoal… o computador facilita, mas não faz milagre nem trabalha sozinho! Precisamos gastar quilos de neurônios e causar muita destruição estomacal com litros de cafeína para que aquela peça saia realmente primorosa!

O segredo é ter paciência e jogo de cintura para dizer “não” para o cliente. Se você quebra o contrato uma vez, a maioria dos clientes não encarará aquilo como uma cortesia, mas sim como uma obrigação ou uma fraqueza sua. O contrato é um direito tanto do profissional quanto do cliente e é preciso utilizar desse direito, principalmente em trabalhos com potencial risco!

Sente com calma, analise o briefing mandado pelo cliente, pense em todos os problemas que você gostaria de evitar e em todas as duvidas que o cliente poderá ter, pense nas refações e nas “horas extras”. Sente com seu cliente, apresente o contrato e peça que ele leia com atenção! Isso é muitíssimo importante, galera! Não deixe seu cliente assinar sem ler! Porque cada contrato não lido, é uma dor de cabeça eterna e um cliente a menos! Evite letras pequenas, afinal de contas, você não tem nada a esconder, correto? Como dissemos no post “O Cliente“, a sinceridade é a alma do negócio!

Masssssss… Se ainda assim seu cliente solicitar milhares de coisas e que realmente não estão ao seu alcance fazer como cortesia, diga não. Assim, delicada e suavemente, mas diga não. Aponte no contrato a descrição do seu trabalho e mostre que aquilo não se encaixa, que será necessário um novo orçamento, explique gentilmente! Se necessário, leve o contrato, mostre a clausula, explique novamente… Paciência é essencial!

Agora, se nada funcionar… Relaxe o maxilar, coloque Wait and Bleed (Slipknot) e vá solenemente tomar uma cerveja!!! =D

2 versões do Mito

  • Rich Marvin 12 de junho de 2012

    Adorei o site de parabéns, sou diagramador e achei a informação que precisava “CONTRATOS”.

    VALEU !!!!

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    • Mito Freelance 12 de junho de 2012

      Ei Rich! Ficamos mesmo muito felizes por você ter gostado do site e termos conseguido ajudar com informações importantes! =) Volte sempre!

      Respond

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