Warning: mysql_query(): Access denied for user 'mitofree'@'localhost' (using password: NO) in /home/mitofree/public_html/wp-content/themes/rockwell_v1.6/freshwork/functions/freshoptions.php on line 33

Warning: mysql_query(): A link to the server could not be established in /home/mitofree/public_html/wp-content/themes/rockwell_v1.6/freshwork/functions/freshoptions.php on line 33

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/mitofree/public_html/wp-content/themes/rockwell_v1.6/freshwork/functions/freshoptions.php on line 34
Diferença entre monitor e impressão, RGB e CMYK | Mito Freela | Soluções Gráficas e DigitaisMito Freela | Soluções Gráficas e Digitais
Cel.: (31) 9-9343-7858
Whatsapp: (31) 9-9343-7850
Email: contato@mitofreela.com.br
End.: Ouro Preto | Minas Gerais

Diferença entre monitor e impressão, RGB e CMYK

Olá, cliente!

Hoje vamos bater um papinho sobre um assunto que muitos clientes tem dificuldade e que muitas vezes é motivo de contratempos entre designer e cliente: CMYK e RGB.

Existem vários padrões de cores, porem, os mais utilizados são CMYK, RGB e Pantone. Cada padrão de cor tem sua aplicação designada por como são compostas as cores suas aplicaçõe. No cafezinho de hoje vamos explicar de forma simples onde e como são aplicados esses dois tipos de padrões de cores e vamos desvendar o porque do maior questionamento dos clientes: A diferença de cor entre a tela e o impresso!

RGB
RGB é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse é um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição natural dos raios solares (ou artificilamente através de determinados focos de luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, TVs, câmeras digitais, etc, pois basicamente falando, elas emitem luz.

CMYK
CMYK é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Ao contrário do padrão RGB, esse sistema é subtrativo, onde parte das cores que vemos vem também da luz que não é refletida. Esse padrão é o mais indicado para midias impressas.

Agora que você já sabe o que são os padrões de cores RGB e CMYK e para o que eles servem, vai ficar simples entender o porque existe a diferença entre o monitor e a impressão!

O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir suas peças, serão utilizadas as cores CMYK, ou seja:  a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzido a partir do ciano, magenta, amarelo e preto. Por isso é impossivel a fidelização de cores. Sempre haverá uma variação.

Algumas gráficas estipulam que é uma variação de 5% a 10% na tonalidade. Esse tipo de informação é equivocada. Vários fatores, além dos padrões de cores, podem contribuir para a variação de cor de uma peça gráfica:

  • Tipo de papel (reciclato, couchê liso, couchê fosco, suprema, texturado, etc)
  • Tipo de mídia (plástico, pvc, papel)
  • Laminação
  • Tipo de impressora (laser, jato de tinte, offset)
  • Marca da tinta
  • Secagem da mídia

Por isso, caro cliente, procure sempre guardar uma peça impressa de cada material para ser referência em posteriores impressões. E, sentindo necessidade, solicite ao designer ou agência que desenvolveu seu projeto, uma amostra impressa aproximada para uma melhor visualização das cores. Lembrando que essa amostra impressa não é obrigação do designer e sim da gráfica e que essa solicitação, em alguns casos será cortesia do profissional, em outras será acrescido em sua conta.

Caso você tenha alguma duvida ou queira sugerir algum post, envie um email pra gente!
Fique à vontade e volte sempre que quiser! Estaremos te esperando com nosso cafezinho mineiro e assuntos interessantes!

* No post de hoje omitimos dados técnicos e processos fisicos para um melhor entendimento.

18 versões do Mito

  • […] A matriz da peça é transferida para uma chapa, normalmente de aluminio, fotossensíveis, que posteriormente é encaixada no cilindro de transferencia. Normalmente são utilizadas 4 chapas matrizes que correspondem as cores ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). […]

    Respond
    • Rafael 27 de setembro de 2013

      Cara to apanhando muito com isso.. não consigo achar uma cor próxima a uma escolhida pelo cliente que é em RGB… Como o monitor não enxerga CMYK não consigo escolher uma próxima.. o que fazer nesses casos?

      Respond
      • Mito Freela 21 de outubro de 2013

        Olá, Rafael!
        Transformar RGB em CMYK é realmente quase impossível! As cores possuem uma distância muito grande entre as tonalidades.Sugiro que você trabalhe a cor em CMYK para que se aproxime ao máximo e apresente para o cliente impressa e explique o fato da diferença.

        Infelizmente não temos muito como ajudar nesses casos pois é uma questão mais física do que técnica, mas espero ter ajudado. =)

        Respond
  • ronaldo 19 de setembro de 2013

    como vocês cosegue saber disso tudo em.?

    Respond
    • Mito Freela 26 de setembro de 2013

      Oi Ronaldo! Não são tantas coisas assim… Um pouquinho de experiência e outro pouquinho de estudo é o que faz com que a gente tenha estas informações pra compartilhar. 😉

      Respond
  • Luciano Ferreira 21 de outubro de 2013

    Olá, vocês tem algumas dicas para impressão? Pois trabalho em gráfica, e 80% dos clientes mandam suas artes em RGB.. e fica muito diferente pelo fato da impressora ser CMYK.. queria algumas dicas de como deixar as cores bem parecidas.. Por exemplo o AZUL: R0 G0 B255 – C100 M100 Y0 K0 … pela lógica deveria ser muito parecido mas a diferença é gritante, o azul do CMYK sai “roxo” na impressão… Grato.

    Respond
    • Mito Freela 21 de outubro de 2013

      Oi, Luciano! Tudo bem?
      Então, cara… é o mesmo caso do Rafael. Não existe uma forma de converter o RGB em CMYK e que fique 100%. O ideal é que você fale com todos os clientes que te envia a arte em RGB para converter a arte para CMYK. Até mesmo por segurança de sua gráfica, pois mexer no arquivo do cliente é FRIA!

      Coloque como uma política da gráfica o recebimento de artes em CMYK para evitar esses transtornos. Sei que é complicado, os clientes sempre pedem pra gráfica dar um jeitinho aqui, converter ali, mas o principal é você solicitar a arte de seu cliente já convertida.

      Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho! =D

      Respond
  • Lucas 25 de fevereiro de 2014

    Estou montando um site de portfólio para mostrar meus trabalhos como Designer gráfico.
    Peguei todos os trabalhos, que eu tinha feito em CMYK, e upei pro site. O resultado é que ficou uma b0st@, sério, tá muito diferente no navegador.
    Alguns programas, como o InDesign, conseguem mostrar as cores CMYK de forma mais fiel à da impressão, mas o navegador não consegue, então fica muito feio! Um verde abacate vira um verde limão, cinza claro fica praticamente branco, e por ai vai.

    Foi só um desabafo, já vi que não tem o que fazer…

    Respond
    • Mito Freela 3 de março de 2014

      Ei Lucas! Tudo bem?

      Realmente, a incompatibilidade na exibição das cores CMYK e RGB nos diferentes suportes (impresso e digital) incomoda bastante. Isto pode ser minimizado, como você sugeriu no próximo comentário, alterando o modo de cor no Photoshop, por exemplo.

      Ficamos felizes de você ter encontrado uma solução! 😉

      Respond
  • Lucas 26 de fevereiro de 2014

    Opa, acabei de descobrir aqui como se converte de uma forma mais decente.
    Se alguém se interessar:
    – Photoshop > Imagem > Modo > Cores RGB
    – Salvar Como > Marque Perfil ICC: sRGB

    Não fica 100% igual ao original em CMYK, acho que muda uns 5%, mas é o mais próximo que dá pra chegar, eu acho…

    O mesmo deve valer para o inverso, é só mudar o modo e perfil de RGB para CMYK. Abraço.

    Respond
    • Ryck 17 de julho de 2014

      Amigo vc está completamente enganado você não sabe o tom de cor que está exibindo no monitor do seu cliente, varia de monitor para monitor, preferência de brilho e contraste de cada usuário. Portanto está completamente errado o seu comentario. Você converte para CMYK mas nunca vai saber se é o mesmo tom que está exibindo na tela do seu cliente.

      Respond
  • Andre 7 de agosto de 2014

    Olá, eu trabalho com impressora industrial(nanoimpressora) e quando salvo o arquivo em CMYK ela fica diferente do RGB, e quando mando imprimir o arquivo CMYK ela fica apagado, quando salvo o arquivo em RGB e mando imprimir ela fica mais viva. Porque disso acontecer?

    Respond
    • Mito Freela 21 de setembro de 2014

      Oi, André! Tudo bem? Desculpe a demora em respondê-lo! Qual o modelo e marca da sua impressora? Provavelmente (isso chutando sem saber modelo e marca) é devido a configuração de software computacional (o style sheet da maquina) ou as próprias configurações do software interno da impressora. Me fala os dados dela que fica mais fácil te explicar!

      Respond
  • Hygor 13 de fevereiro de 2015

    e ai galera! seguinte, estou com uma dúvida pois vejo todos falando de calçamento do preto no padrao CMYK, mas no meu caso estou imprimindo uns arquivos em RGB, pois a impressora imprime nesse padrao. Fui imprimir uma imagem q contem mto preto e nao saiu legal, inclusive alguns efeitos de fumaça branco ficaram parecendo manchas de baixa qualidade sobre o preto… O que faço nesse caso? Como trabalhar o preto no rgb?

    Respond
  • geise 11 de junho de 2015

    olá, gostaria que vc me informasse se possivel uma boa impressora que tenha as cores CMYK + BRANCO
    exise ? ou devo comprar um bulking somente para a tinta branca ?

    (impressoras epson de preferencia)

    Respond
    • Mito Freela 18 de janeiro de 2017

      Ei, Geise. Não existe impressora cmyk + Branco pois branco é a ausência de tinta e o cmyk trata-se de tinta. No RGB é a somatória de todas as cores, sendo o RGB luz. =)

      Respond
  • Cris 27 de outubro de 2015

    Me esclarece uma duvida por favor. Ate então não sei nada sobre a diferença do RGB e CMYK. Mas para quem vai começar a usar imagens em camisas e canecas (sublimação), qual é o melhor maneira de salva estes documentos?
    Se eu salvar em RGB estarei gastando mais tinta, é isso?
    Se eu salvar em CMYK perdei qualidade na imagem?

    Respond

Aumentar um ponto

Mito - Soluções Gráficas e Digitais