Cel.: (31) 9-9343-7858
Whatsapp: (31) 9-9343-7850
Email: contato@mitofreela.com.br
End.: Ouro Preto | Minas Gerais

Quando o Job dá Errado!!!

Boa tarde, criaturinhas!

Hoje o assunto é delicado. Sabe quando aquele imprevisto acontece? Quando você precisa explicar para o cliente que o trabalho vai ficar mais caro, que vai precisar de mais prazo, que o serviço x não vai poder ter o verniz extra fino ou qualquer coisa que derive de “não vai dar”? Pois é.

Hoje vamos tentar dar uma mãozinha nessa parte delicada e em como tentar contornar a impressão que deixa no cliente!

1- Mentir não é uma opção!!!

Mentir para o cliente é uma das piores ideias! Dizer para o cliente que o cachorro comeu os cartões dele não vai funcionar!

Uma mentira nunca vem sozinha e você precisará montar uma rede de mentiras para tentar manter a credibilidade do seu cliente, sendo assim, em algum momento a sua casa pode cair!

2- Tenha uma alternativa

Sempre que for dizer a algum cliente que algo não dará certo, traga uma solução. Parece coisa de empresa privada, mas realmente é algo válido. Se você simplesmente jogar para o cliente que existe um problema, a sensação que ele terá é de que você não se importa com o lado dele e que quer que ele resolva um problema seu. Principalmente se ele tiver pago o job adiantado!

Tenha em mente que um bom profissional não é apenas aquele que executa o trabalho. Muitas vezes trazer uma solução para o cliente ameniza o problema em questão.

3- Não jogue a culpa para o cliente

Calma, calma, calma! Não estou dizendo que o cliente tem sempre razão e que você precisa assumir tudo! Não é isso! O que quero dizer é que, culpar alguém, você ou o cliente, não vai resolver o problema! Causará um desgaste imenso, discussões desnecessárias e, muitas vezes, o cliente irá preferir alguém que resolve e não alguém que procura culpados!

4- Se coloque no lugar do cliente e tenha tato!

Mesmo esquecendo disso muitas vezes, precisamos lembrar que também somos clientes! Se coloque no lugar dele e pense em como se sentiria diante daquela situação ou daquela solução.

Se foi amável na hora da reunião e de aceitar o job, precisa ser amável para comunicar os problemas e mais amável ainda para aceitar os protestos do cliente.

5- Ser cordial não significa aguentar tudo!

Obviamente existem clientes horríveis e malvados que vão gritar e xingar sua mãe. Você não precisa aguentar isso, cara criaturinha! Tudo tem seu limite, obvio! O cliente reclamar e protestar e questionar sobre sua conduta é válido, é o direito dele! Porém, xingar, gritar e ser mal educado não entra no pacote!!!

6- Devolver o dinheiro é uma opção!

Depois de toda a conversa, não havendo um entendimento, saiba que devolver o dinheiro é sim uma opção! Mas tenha em mente que talvez aquele cliente nunca mais volte e nunca recomende os seus serviços. Mesmo que o erro tenha sido por parte dele. Por isso, o ideal é que não gaste os ricos dinheirinhos ou os depósitos inciais antes de entregar o produto!

Parece absurdo, mas não é! Principalmente quando o job depende da interferência de terceiro, que é onde os maiores problemas podem acontecer.

Pois é, cara criaturinha! É muito difícil dizer “não dá” para um cliente, mas mais difícil ainda é ser pego em uma mentira! Imagina o carão? O ideal é que você não precise de nenhuma dessas dicas e que se cerque de todos os possíveis problemas, calcule as margens de erro, a margem de grana extra para que cubra uma eventual situação de risco, porém, como eu disse antes, imprevistos acontecem e é importante que você esteja preparado para lidar com eles!

=D

1 conto aumenta um ponto

  • […] Porém, os mal caráteres são os que realmente você precisa ficar de olho! Esse tipo de contratante faz de tudo para que você faça o orçamento baseado no “fácil e simples” e, no decorrer do job, várias alterações e “pequenos” pedidos fazem o site simples virar uma programação em flash, com banco de dados e area administrativa integrada com todas as redes sociais e um SEO magnifico! E, algumas dessas “necessidades ocultas” do cliente podem fazer com que o o job dê errado! […]

    Respond

Aumentar um ponto

Mito - Soluções Gráficas e Digitais